O uso generalizado da bandeira arco-íris em manifestações LGBT, começa nos anos 80.
Sendo hoje reconhecida mundialmente como o símbolo das minorias sexuais.
A sua versão mais actual tem seis barras horizontais, cada uma com uma cor diferente, de cima para baixo, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta.
História
No início dos anos 70, nos Estados Unidos, havia várias bandeiras arco-íris usadas como símbolos do Internacionalismo e da unidade entre os povos.
Mas no final da década, a sua associação ao orgulho gay estava já bastante marcada.
Foi na San Francisco Gay Freedom Day Parade que foi usada pela primeira vez com a intenção clara de simbolizar o orgulho gay, a 25 de Junho de 1978.
Esta primeira versão foi criada por Gilbert Baker, e tinha mais duas barras que a versão actual, uma rosa-salmão e outra turquesa.
A barra salmão acabaria por ser abandonada devido à dificuldade em encontrar tecido desta cor para produzir as bandeiras. Mais tarde era abandonada a barra turquesa, por razões estéticas.
Significado das Cores
A bandeira é formada por seis barras com cores diferentes, cada uma com seu significado.
A bandeira não possui "a primeira barra", ou seja, a bandeira pode começar do vermelho assim como pode começar do lilás.
- Vermelho: Luz;
- Laranja: Cura;
- Amarelo: Sol;
- Verde: Calma;
- Azul: Arte;
- Roxo/Lilás: Espírito;
Cores que saíram da Bandeira GLS:
- Azul Índigo ou Turquesa
- Rosa ou Rosa-Salmão
Outras versões
Além da versão com seis barras, ainda são vistas actualmente outras versões da bandeira arco-íris em manifestações LGBT.
Desde versões com uma barra a negro, simbolizando os homossexuais mortos pela SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS), a bandeiras que misturam as cores do arco-íris com símbolos nacionais ou regionais, pretendendo assim representar a população LGBT desse país ou região.
Existem ainda bandeiras derivadas da arco-íris, mas com outras cores, para representarem sub-culturas LGBT, como a ursina (bandeira em tons acastanhados) ou a leather (bandeira com barras azuis e negras).
Nenhum comentário:
Postar um comentário