quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dia Internacional Contra a Homofobia

Tanto se falou nesse começo de semana sobre o Dia Internacional Contra a Homofobia ou o Dia Mundial e Nacional Contra a Homofobia, e eu fiquei me perguntando se as pessoas sabem o porque desta data ... Foi então que resolvi dar uma explicaçãozinha básica ... ( como sempre né rsrsr )


Dia Internacional contra a Homofobia (em inglês: International Day Against Homophobia) é festejado em 17 de maio. A data foi escolhida lembrando da exclusão da Homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID) ... refere-se ao código númerico que o médico coloca nas FA (fichas de atendimento), atestados e outros documentos usados na saúde, como referência da "doença" e respectivo tratamento do paciente ... da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 17 de maio de 1990, oficialmente declarada em 1992.
O referido Código era o 302.0 (Homossexualismo), além de retirado a OMS ainda declarou oficialmente que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”
Desde 1948, a OMS classificava a homossexualidade como um transtorno mental. Neste período, usava-se o termo “homossexualismo” para referir-se à orientação sexual de uma pessoa. Vale ressaltar que o sufixo “ismo” significa “doença”, uma “patologia”. 
Porém, desde 1973, a homossexualidade deixou de ser classificada como doença pela Associação Americana de Psiquiatria e em 1975 a Associação Americana de Psicologia adotou o mesmo procedimento.

Em 1991, a Anistia Internacional passa a considerar a discriminação contra homossexuais uma violação aos direitos humanos.

No Brasil, em 1985, o Conselho Federal de Psicologia deixa de considerar a homossexualidade como um desvio sexual.
A partir deste fato histórico, do dia 17 de Maio de 1990, o Movimento LGBT Mundial tem priorizado a propagação mundial do termo “homossexualidade” em vez de “homossexualismo”. Para reduzir o uso inadequado e preconceituoso de terminologias que afetam a cidadania e a dignidade de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros.


Desde então em todo o mundo faz-se neste dia marchas, beijaços, entre outras atividades afim de conscientizar a sociedade. Em Coimbra, pela primeira vez foi realizada uma marcha, em 2010.




Nenhum comentário:

Postar um comentário