Com o lançamento do novo single de Lady Gaga ... levantou-se uma questão ... Os hinos gays anteriores a esse single ... a revista "Advocate" elencou os antepassados desta música: ou seja, os hits que foram hinos gays nas décadas passadas.
Confira aqui um ranking com os mais significativos na lista de 13 faixas selecionadas pela publicação.
13. "Don't Tell Me" - Madonna (2000)
12. "We R Who We R" - Kesha (2010)
11. "Don't Make Me Over" - Dionne Warwick (1962)
10. "Go West" - Pet Shop Boys (1993) - A faixa é na verdade uma regravação a partir da canção original do grupo Village People, gravada em 1979. Mas a versão dos Pet Shop Boys tornou-se definitiva, com sua imponência épica.
9. "True Colors" - Cyndi Lauper (1986) - Repleta de significados e simbologias, é talvez a maior obra-prima da artista. A letra diz tudo.
8. "Raise Your Glass" - Pink (2010)
7. "This is My Life" - Shirley Bassey (1961)
6. "Defying Gravity" - Elphaba em "Wicked" (2003) - A música é parte integrante do musical da Broadway "Wicked", de 2003, um dos maiores sucessos do ramo. Idina Menzel interpreta Elphaba, a eterna deslocada social, vítima de bullying por ser "diferente". Como em "True Colors", a letra fala dos desafios e obstáculos para viver sendo quem se é. Arrebatadora e inesquecível, a canção é um petardo.
5. "Firework" - Katy Perry (2010)
4. "I'm Coming Out" - Diana Ross (1980)
http://www.kboing.com.br/diana-ross/1-83214/#
3. "I Will Survive" - Gloria Gaynor (1978) - Inevitável nesta lista. O maior clássico "disco" da história é também um manifesto pela sobrevivência - apesar de sua intérprete ter, posteriormente, renegado a canção e tentando desvinculá-la de qualquer conotação gay. Evidentemente, não conseguiu.
2. "Beautiful" - Christina Aguilera (2002)
1. "I Am What I Am" - Albin em "A Gaiola das Loucas" (1983) - Vencendo o ranking, esta faixa que foi composta por Jerry Herman para o musical da Broadway "A Gaiola das Loucas", baseado no filme homônimo de 1978, e que estreou nos palcos em 1983 - atualmente, inclusive, está em cartaz no Brasil, com Miguel Fallabella e Diogo Vilela. O ator George Hearn, interpretando Albin, entoava a canção no palco. Curiosamente, Gloria Gaynor depois "abduziu" a canção, gravando-a em 1984, fazendo assim a versão definitiva da música.
Confesso que conheço algumas ... mas outras ... desconhecia ... enfim cultura é cultura e Titia está aqui para passar para vocês tudo que sei ... aprendo ... curtam essa lista e com certeza alguma destas músicas já fez ou fará parte de sua vida !!!!!!!!
Beijinhos, Beijocas, Beijões
Miss G
Nenhum comentário:
Postar um comentário